Basquetebol e o cesto de pêssego


História do Basquetebol

Criado no ano de 1891, na cidade de Springfield (estado de Massachussets, nos Estados Unidos), Luther Gullick, diretor do colégio, pediu ao professor canadense James Naismith, que pensasse em um jogo que pudesse ser praticado também em ambientes fechados. O motivo pelo qual o Luther Gullick pediu para que James Naismith criasse um novo esporte, era por que o inverno era rigoroso e impossibilitava a prática de esportes em campo aberto, como basebol, futebol americano e outros, pois os campos eram cobertos pela neve.

“James Naismith (Foto ao lado com a primeira bola de basquetebol, e o cesto de pêssego) nasceu em Ramsay, Canadá em 6 de Novembro de 1861. Formou-se em Artes em 1883 (casou duas vezes e tinha cinco filhos), em 1890 forma-se pastor, criou o basquete em 1891, em 1910 consegue o diploma de professor de educação física, foi técnico de basquetebol, carreira que encerrou em 1912, com 53 vitórias e 58 derrotas. Faleceu em 1940, aos 79 anos.”


CURIOSIDADE
No primeiro encontro, para praticar o novo jogo criado pelo professor James Naismith, havia mais de 40 pessoas, (ficando uma verdadeira bagunça) o jogo durou três hora e só acabou quando um dos times fez uma “cesta” ( 2 pontos, regra que vale até hoje no esporte). Atualmente o basquetebol se tem 12 jogadores (cinco titulares e sete reservas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário